Vamos ter aqui no blog diversas informações que possam ajudar na nossa dieta, todas de fontes seguras e vindas de bons nutricionistas. Hoje meu café da manha foi mamão com granola e cereais, e por isso pesquisei sobre o mamão e vou transmitir para vocês, o porque de incluir o mamão na dieta.
O mamão, é um fruto que pode ser encontrado durante todo o ano e pode ser aproveitado de diversas formas: in natura, em vitaminas, em sucos ou em sobremesas. O mamão apresenta a frutose como principal carboidrato, que é mais saudável do que a tradicional sacarose (açúcar branco). Ele ainda possui fibras solúveis e, mesmo docinho, previne diabetes e obesidade.
Além de rico em carboidratos e fibras solúveis, o mamão é uma fruta que se destaca nutricionalmente como fonte de betacaroteno, potássio e vitamina C. O betacaroteno é precursor da vitamina A no organismo e colabora para manter uma boa visão e cicatrização. Já o potássio presente evita câimbras e dores musculares, especialmente para praticantes de atividades físicas. O mamão possui ainda uma enzima chamada papaína, que colabora para a digestão dos alimentos e o bom funcionamento do intestino.
Como incorporar o mamão na dieta?
O mamão pode ser consumido uma vez ao dia, em uma porção média de 100g. Fatiado ou picado, ele é uma ótima opção para o café da manhã ou lanches e pode ser consumido puro, em suco ou com iogurte e cereais.
Confira algumas dicas de consumo e preparo
- Não faça riscos no mamão verde com a intenção de que ele amadureça mais rápido, pois isso abre uma porta de entrada para micro-organismos. Enrole o mamão em um jornal e deixe-o em um ambiente fresco até o amadurecimento desejado. Lave-o antes de cortar e mantenha-o em geladeira depois de cortado.
- Congele pedaços (cubos) de mamão e use-os para fazer sucos ou vitaminas, combinados com outras frutas.
- As cascas do mamão, em boas condições e bem higienizadas, podem ser cortadas e utilizadas em sucos.
Fonte de Pesquisa: Dra. Betânia de Andrade Monteiro é doutora em Alimentos e Nutrição (UNESP/Araraquara), mestre em Energia na Agricultura (UNESP/Botucatu), especialista em Nutrição Clínica - Cirurgia de cabeça e pescoço (UNESP/Botucatu), nutricionista (UNESP/Botucatu).
Nenhum comentário:
Postar um comentário